Título: Guia prático : marcas coletivas para a comercialização de produtos da agricultura familiar
Autor(es): Santiago, Débora Gomide
Bocchi, Carmem Priscila
Batista Junior, Eudoxio Antonio
Cunha, João Bosco Marques da
Saraiva, Patrícia Metzler
Editor: Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa)
Idioma: pt_BR
Tipo: Livro
Data: 2020
Classificação Temática: Cooperativismo
Resumo: As marcas coletivas são definidas como aquelas utilizadas para identificar produtos ou serviços provenientes de membros de uma determinada entidade, cooperativa e que colaboram para a intercooperação. As marcas coletivas possibilitam a informação quanto à qualidade, procedência e formas de elaboração dos produtos. Por outro lado, por sua natureza, requerem formas organizativas sólidas, o que contribui para a maturidade da gestão dos grupos e comunidades com marcas coletivas inseridas em seus produtos. O presente documento pretende informar e disponibilizar aos interessados uma série de ferramentas conceituais, junto com os procedimentos necessários para o processo de concepção à solicitação do registro da marca coletiva. Aqui desenvolvemos um passo a passo para os leitores. são apresentadas experiências concretas que podem servir como referências e fonte de inspiração para aqueles que estejam interessados em obter as suas marcas coletivas.
Palavras-chave: COMÉRCIO;  MARKETING;  AMAZÔNIA;  COOPERATIVISMO;  SECRETARIA DE AGRICULTURA FAMILIAR E COOPERATIVISMO
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/221
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