Title: Guia prático : marcas coletivas para a comercialização de produtos da agricultura familiar
Authors: Santiago, Débora Gomide
Bocchi, Carmem Priscila
Batista Junior, Eudoxio Antonio
Cunha, João Bosco Marques da
Saraiva, Patrícia Metzler
Publisher: Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa)
Language: pt_BR
metadata.dc.type: Livro
Issue Date: 2020
Classificação Temática: Cooperativismo
Abstract: As marcas coletivas são definidas como aquelas utilizadas para identificar produtos ou serviços provenientes de membros de uma determinada entidade, cooperativa e que colaboram para a intercooperação. As marcas coletivas possibilitam a informação quanto à qualidade, procedência e formas de elaboração dos produtos. Por outro lado, por sua natureza, requerem formas organizativas sólidas, o que contribui para a maturidade da gestão dos grupos e comunidades com marcas coletivas inseridas em seus produtos. O presente documento pretende informar e disponibilizar aos interessados uma série de ferramentas conceituais, junto com os procedimentos necessários para o processo de concepção à solicitação do registro da marca coletiva. Aqui desenvolvemos um passo a passo para os leitores. são apresentadas experiências concretas que podem servir como referências e fonte de inspiração para aqueles que estejam interessados em obter as suas marcas coletivas.
Keywords: COMÉRCIO;  MARKETING;  AMAZÔNIA;  COOPERATIVISMO;  SECRETARIA DE AGRICULTURA FAMILIAR E COOPERATIVISMO
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/221
Appears in Collections:Agricultura Familiar e Cooperativismo - Livros


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.