Título: onto de Nivelamento, lucratividade e relação custo/benefício na cultura do cacau de alta produtividade. In: Agrotrópica v. 32 n. 1 p. 5-20, 2020.
Autor(es): Zugaib, Antônio César Costa
Landim, Geraldo Dantas
Souza, Ivan Costa e
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 2020
Resumo: Este artigo analisa o ponto de nivelamento na produção de cacau considerando 15 sistemas de produção ou níveis de tecnologia (SP a SP9). A partir da SP6 foram realizadas algumas simulações. A metodologia utilizada foi o nível ótimo do uso dos insumos e a relação custo/benefício. Foram determinados ainda os seguintes indicadores econômicos: receita bruta, custo de produção, receita líquida, lucratividade e ponto de nivelamento. Analisando os resultados verificou-se que o sistema de produção que apresentou maior retorno custo/benefício foi o sistema de produção SP9 e o com menor custo/benefício foi o sistema de produção SP. Mesmo com a redução de custos em função da mecanização da polinização artificial verificou-se que o sistema de produção SP9 ainda foi o de melhor retorno econômico. Essa melhoria na relação custo/benefício se deu não por causa do decréscimo do custo de produção, mas pelo aumento da produtividade e do preço do cacau ao produtor. Políticas para melhorar a produtividade e consequentemente baixar o custo unitário de produção, são condições “sine qua non” para que se possa ganhar em competitividade internacional.
Palavras-chave: SISTEMA DE PRODUÇÃO;  TECNOLOGIA;  PRÁTICA AGRÍCOLA;  CUSTO DE PRODUÇÃO;  CACAU
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/2090
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
0103-3816-2020v32n1p5-20.pdf250,43 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.