Título: Qualidade fisiológica e sanitária de sementes salvas de feijão produzidas no Médio Alto Uruguai, RS, Brasil. In: Agrotrópica v. 29 p. 157-166, 2017.
Autor(es): Suzana, Crislaine Sartori Kulczynski, Stela Maris Rosa, Genésio Mario da Migliorini, Patricia Kirsch, Vanessa Graciela Rosa, Fabiéli Teixeira da
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 2017
Resumo: O feijão comum é cultivado no Brasil por diferentes sistemas de produção, desde pequenas a grandes propriedades com grande importância social e econômica. Assim, o estudo teve como objetivo avaliar a qualidade fisiológica das sementes de cultivares de feijão utilizadas pelos agricultores da região do Médio Alto Uruguai. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado com quatro repetições, avaliando 21 lotes de sementes. As sementes salvas de feijão utilizadas pelos agricultores nos municípios da região do Médio Alto Uruguai apresentaram alta germinação e vigor, estando dentro dos padrões para comercialização de sementes. Não houve influência dos locais de coleta sobre a qualidade fisiológica das sementes. Contudo, os lotes apresentaram alta incidência de fungos de armazenamento, o que causa deterioração e perda da qualidade fisiológica das sementes.
Palavras-chave: PHASEOLUS VULGARIS L.;  GERMINAÇÃO;  VIGOR;  FEIJÃO COMUM
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/1518
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR2018000369.pdf66,87 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.