Título: Conservação da viabilidade da semente de cacau. II. Tipificação do fruto e descrição da semente e da germinação. In: Theobroma v. 16 p. 75-88, 1986.
Autor(es): Figueiredo, Solange Faria Lua
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 1986
Resumo: O cacau (Theobroma cacao L.) é um fruto indeiscente, do tipo bacóide drupissarcídio. Os da cultivar Comum apresentam forma elipsóide alongada, ápice obtuso, base truncada. superfície lisa, de cor verde passando ao amarelo-dourado quando maduros, tendo, em média, 40 sementes. As sementes da região central do fruto são ovaladas e maiores, que as das extremidades, que são ligeiramente disformes. Acham-se envolvidas por uma polpa mucilaginosa espessa, esbranquiçada, ácida (pH 4), com células de conteúdo mucilaginoso glicídico, de natureza calósica, celulósica e péctica. A polpa tem origem endocárpica, não sendo considerada uma estrutura da semente. Não foi detectado o inibidor de germinação ácido absísico na polpa extraída de frutos verdes, verdoengos e maduros. O tegumento da semente é delgado e o endosperma, delgado e incolor, é sumamente reduzido.
Palavras-chave: THEOBROMA CACAO;  FRUTO;  SEMENTE;  GERMINAÇÃO
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/1067
Aparece nas coleções:Revista Theobroma
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR8800128.pdf14,04 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.