Título: Secagem de amêndoas de cacau relacionada às teorias de secagem em camada delgada. In: Theobroma v. 13 p. 67-81, 1983.
Autor(es): Cunha, Jairo
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 1983
Resumo: Testes de secagem de amêndoas de cacau em camada delgada foram feitos em secador de unidades múltiplas ("multi-unit drier") e as curvas de secagem, para as temperaturas de 50; 57,7; 60; 70; 74 e 75 C foram diagramadas. para um fluxo constante de ar de 9,14 m.min·1. Os resultados concordaram com pesquisas anteriores, mostrando três períodos de secagem: um de taxa constante e dois de taxa decrescente. O primeiro período decrescente é muito curto, podendo mesmo ser considerado como um estágio de transição do período de taxa constante para O segundo período de taxa decrescente e ocorre na faixa de 44 a 51 % B.S. do teor de umidade, inversamente proporcional à temperatura de secagem. As curvas de secagem são relacionadas às teorias existentes de secagem em camada delgada. Valores da umidade de equilíbrio (Me) e constante de secagem (K) foram determinados e curvas teóricas de secagem foram calculadas e comparadas com curvas experimentais. Valores da umidade de equilíbrio (Me) e constante de secagem (K) para secagem em camada delgada foram correlacionados com a temperatura. Equações de regressão linear foram estabelecidas para possibilitar a predição de secagem de amêndoas de cacau em camada delgada.
Palavras-chave: THEOBROMA CACAO;  SECAGEM;  CAMADA DELGADA
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/958
Aparece nas coleções:Revista Theobroma
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR8400324.pdf11,59 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.