Título: Levantamento semidetalhado dos solos da Estação Experimental de Ouro Preto, RO. Boletim técnico n. 105
Autor(es): Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC)
Barbosa, Raimundo Carlos Moia
Neves, Antonio Dávila de S.
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Outro
Data: 1983
Resumo: Para o levantamento pedológico da área da Estação Experimental de Ouro Preto utilizaram-se fotografias aéreas verticais pancromáticas na escala de 1 :70.000, como material básico cartográfico para mapeamento a nível de semidetalhes. Com base nas características físicas, químicas e morfológicas dos solos mapeados, foram identificadas cinco unidades, das quais, as unidades Xibiu (Ultisol), Viveiro (Alfisol) e Ouro Preto fase rochosa (Alfisol) são de média a alta fertilidade natural, enquanto que as unidades Paraíso (Ultisol) e Vermelhão (Ultisol) são de baixa fertilidade natural. A área em estudo enquadra-se no tipo climático Am, caracterizado por elevadas precipitações, cujo total anual compensa uma estação seca de pequena duração. A temperatura média anual é de 25,6 °c e a umidade relativa do ar é de 89%. A vegetação é do tipo Floresta Tropical Densa.
Palavras-chave: LEVANTAMENTO DO SOLO;  ESTAÇÃO EXPERIMENTAL;  RONDÔNIA;  COMISSÃO EXECUTIVA DO PLANO DA LAVOURA CACAUEIRA
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/950
Aparece nas coleções:Boletins Técnicos CEPLAC
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR8304813.pdf20,38 MBAdobe PDF Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.