Título: Influência de oxfendazole no grau de infecção por helmintos parasitos e ganho de peso em bezerros holandês x zebu no Agrossistema Eunápolis, Bahia. Boletim técnico n. 100
Autor(es): Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC)
Luz, Emanoel Acilino Teotônio da
Santana, José Carlos Rebouças
Barbosa, Suely J.
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Outro
Data: 1982
Resumo: Avaliou-se o efeito da aplicação de anti-helmíntico sobre o ganho de peso de bezerros holandês x zebu com quatro meses de idade. Os animais apresentavam um peso inicial de 88 kg e alta infecção natural por nematóides gastrintestinais. O ensaio envolveu 24 animais distribuídos em lotes de seis, eorrespondendo cada lote a um tratamento. A administração do anti-helmíntico reduziu sensivelmente o número médio de ovos de helmintos parasitos por grama de fezes, e o ganho de peso nos animais tratados foi significativamente superior ao dos animais testemunhas, não havendo, entretanto, diferença entre os três períodos de dosificação. A análise econômica demonstrou superioridade na aplicação bimestral de oxfendazole, podendo ser este recomendado para bezerros holandês x zebu em fase de amamentação, criados extensivamente no Agrossistema de Eunápolis, Estado da Bahia, Brasil.
Palavras-chave: CACAU;  OXFENDAZOLE;  BEZERROS;  COMISSÃO EXECUTIVA DO PLANO DA LAVOURA CACAUEIRA
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/892
Aparece nas coleções:Boletins Técnicos CEPLAC
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR8203640.pdf12,16 MBAdobe PDF Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.