Título: Liberação e fixação de potássio em alguns solos da Região Cacaueira da Bahia. In: Theobroma v. 11 p. 192-202, 1981.
Autor(es): S., Rafael E. Chepote
Pereira, Gilberto C.
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 1981
Resumo: Avaliaram-se a liberação e fixação de potássio em sete solos do Sul da Bahia . Determinaram-se os teores desse elemento no solo ao natural, mediante oito extrações sucessivas com solução normal de HNO, a quente. Subseqüentemente, essas amostras foram incubadas por 1, 2, 4, 6 e 8 meses, processando-se, em cada período, uma única extração com o mesmo ácido e na mesma relação solo: solução. A fixação de potássio foi medida em amostras sob incubação contínua e submetidas a ciclos alternados de umedecimento e secagem. Nos Oxisols, quase todo o potássio foi removido na primeira extração; nos Ultisols, as quantidades extraídas são pouco superiores aos Oxisols, ao passo que, no AIfisol, essas quantidades permanecem elevadas até a oitava extração. O Alfisol revelou também maior capacidade de suprimento de potássio em relação aos demais solos. De um modo geral, o grau de fixação desse elemento foi elevado e proporcional às doses aplicadas e ao tempo de incubação. Não foi muito clara também a influência da alternância de umedecimento e secagem sobre este último parâmetro. Apresentam-se outras propriedades físicas. químicas e mineralógicas dos solos estudados.
Palavras-chave: THEOBROMA CACAO;  QUÍMICA DO SOLO;  ´FIXAÇÃO DE POTÁSSIO;  LIBERAÇÃO DE POTÁSSIO
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/876
Aparece nas coleções:Revista Theobroma
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR8202181.pdf5,02 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.