Título: Fatores microclimáticos associados à incidência de podridão parda em frutos de cacaueiro. In: Theobroma v. 11 p. 167-176, 1981.
Autor(es): Butler, David Robert
Mendes, Lacir Ferreira
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 1981
Resumo: Temperatura e umidade do ar, temperatura do fruto e velocidade do vento foram medidas dentro de uma plantação de cacau durante dois períodos de 24 horas nos meses de abril e outubro de 1976. Observou-se que as mudanças na temperatura do ar são acompanhadas lentamente pela temperatura do fruto. No temporão , a temperatura do ponto de orvalho aumentou rapidamente entre 5:00 e 11:00 horas, ficando superior à temperatura do fruto entre 6:00 e 9:00 horas, acarretando a condensação de água na superfície dos frutos, condensação esta que permaneceu durante 5 horas, dando, assim, condições propícias para a germinação e infecção dos zoósporos de Phytophthora palmivoora. Na safra, o ponto de orvalho não aumentou depois das 7:30 horas e não chegou a ultrapassar a temperatura do fruto: permanecendo secas as superfícies dos frutos nesse dia de modo a impossibilitar a infecção pelos zoósporos de P. palmivora. Em 1976, a duração da condensação no período de abril a julho, relacionou-se com a maior incidência de podridão parda (17%), em contraste com a menor incidência observada no período de setembro a dezembro (5%), em que a condensação de água foi bastante limitada.
Palavras-chave: THEOBROMA CACAO;  MICROCLIMA;  ORVALHO
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/874
Aparece nas coleções:Revista Theobroma
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR8202178.pdf5,31 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.