Título: Características Construtivas e Funcionais de Armazéns Convencionais para Cacau no Sul da Bahia. Boletim técnico N. 76
Autor(es): Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC)
Serôdio, Rogério dos Santos
Prado, Edison Pires do
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Outro
Data: 1980
Resumo: Na região cacaueira sul-baiana, tal como na maioria das regiões produtoras, o cacau é armazenado, após colheita, fermentação e secagem, por período normalmente curto (cerca de três meses na Bahia), em que fica exposto ao ataque de mofos e insetos, os quais encontram excelentes condições para o seu desenvolvimento em climas do tipo quente-úmido. A conservação de cacau comercial produzido na Bahia e destinado à exportação é feita em sacos de aniagem mantidos em armazéns convencionais com notórias deficiências construtivas, fitossanitarias e operacionais, causas de deterioração do produto armazenado. Essas causas são analisadas e medidas para o seu controle são referidas. Os parâmetros característicos do clima da região em referência são apresentados, quantificando assim as dificuldades apresentadas na conservação das amêndoas de cacau. Nas seções seguintes são detalhados aspectos construtivos e funcionais a serem atendidos num armazém convencional.
Palavras-chave: CACAU;  ARMAZENAMENTO;  BAHIA;  COMISSÃO EXECUTIVA DO PLANO DA LAVOURA CACAUEIRA
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/841
Aparece nas coleções:Boletins Técnicos CEPLAC
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR8100278.pdf8,51 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.