Título: Efeito da mistura de carbonatos de cálcio e magnésio no desenvolvimento de plantulas de cacau. In: Theobroma v. 5 p. 21-30, 1975.
Autor(es): Morais, Francisco Ilton
Prado, Edison Pires do
R., F. Percy Cabala
Santana, Maria Bernadeth M.
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 1975
Resumo: Em casa de vegetação, foram testadas várias misturas de carbonatos de cálcio e magnésio, com o objetivo de determinar a melhor relação OCa / OMg para um bom desenvolvimento de plântulas de cacau. Os tratamentos consistiram de misturas contendo percentagens crescentes de carbonato de magnésio e decrescentes de carbonato de cálcio e uma testemunha (sem calagem), variando essas percentagens de O até 100% de cada componente, a intervalos regulares de 10%. Como planta indicadora usou-se o cacau Catongo, cultivado em saco de polietileno preto, contendo 10 kg de solo. O solo usado pertence à unidade Colônia, pobre em Ca + Mg, P e K, mas com alto teor de alumínio. A calagem mostrou-se eficiente na neutralização do alumínio e elevação do teor de Ca + Mg trocável do solo, independente das proporções destes nutrientes na composição dos calcários aplicados. Todavia, houve uma tendência de incremento no desenvolvimento do cacaueiro quando a proporção entre óxidos de cálcio e magnésio se situou entre 0,1 e 1.7, correspondendo a uma relação Ca/Mg de 0,1 a 2,0. No solo, os melhores valores dessa relação se situaram na faixa de 0,3 aLO. Recomenda-se a realização de experimentos semelhantes em outros solos ocupados com cacau no Brasil, visando reunir informações suficientes para um melhor conhecimento dos solos destinados a esse cultivo.
Palavras-chave: CACAU;  CALAGEM;  CARBONATO DE CÁLCIO;  MAGNÉSIO
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/731
Aparece nas coleções:Revista Theobroma
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR7600060.pdf8,57 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.