Título: Adaptabilidade e estabilidade de híbridos de milho no nordeste brasileiro no ano agrícola 1998/1999. In: Agrotrópica v. 12(2) p. 95-104, 2000.
Autor(es): Carvalho, Hélio Wilson Lemos de
Leal, Maria de Lourdes da Silva
Cardoso, Milton José
Santos, Manoel Xavier dos
Tabosa, José Nildo
Lira, Marcelo Abdon
Carvalho, Benedito Carlos Lemos de
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Outro
Data: 2000
Resumo: No ano agrícola de 1998/1999 foram avaliados quarenta híbridos de milho no Nordeste brasileiro. em dezessete ambientes. distribuídos nos Estados do Piauí, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Sergipe e Bahia, visando conhecer a adaptabilidade e estabilidade desses materiais para fins de recomendação. Utilizou-se o delineamento experimental em blocos ao acaso com três repetições. Foram detectadas, na análise de variância conjunta para o peso de grãos, diferenças significativas entre os híbridos e comportamento inconsistente dos híbridos em face das variações ambientais. Os híbridos de melhores rendimentos expressaram boa adaptação no Nordeste brasileiro, podendo vir a ter importância fundamental nos sistemas de produção da região. Dentre esses. o AG 4051 . o Pioneer X 1296 B e o AG 122 justificaram suas recomendações para os ambientes favoráveis. No conjunto avaliado não foi identificado o material ideal preconizado pelo modelo bissegmentado, nem aquele apropriado especificamente para as condições desfavoráveis.
Palavras-chave: INTERAÇÃO GENÓTIPOS;  AMBIENTES;  NORDESTE BRASILEIRO;  ZEA MAYS L.
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/477
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR0204152.pdf30,93 MBAdobe PDF Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.