Título: Cochonilha rosada (Maconellicoccus hirsutus, Green) ataca cacaueiro e outros cultivos tropicais
Autor(es): Nakayama, Kazuiyuki
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Outro
Data: 2019
Resumo: A cochonilha rosada, Maconellicoccus hirsutus (Green, 1908), (Pseudococcidae), é praga exótica, de origem Chino-asiática, constatada, pela primeira vez, no Brasil, em Roraima, em 2010. A cochonilha rosada é um inseto sugador que ataca várias plantas cultivadas de grande importância econômica. No cacaueiro, as fêmeas se alimentam da seiva extraída do floema dos meristemas vegetais em desenvolvimento, principalmente, na gema apical, no fruto jovem e almofada floral. A persistência do ataque da cochonilha rosada no cacaueiro provoca a redução da área foliar, perdas das frutificações e redução da produtividade. Nos sítios de alimentação, a cochonilha rosada injeta toxinas que induzem a formação de folhas deformadas e enrugadas, as quais protegem as colônias de cochonilha contra as pulverizações de inseticidas. Os inseticidas são eficazes somente com pulverizações com o fluxo dirigido para as colônias e empregando alto volume de calda por hectare. Este artigo descreve a sintomatologia do ataque da cochonilha rosada em cacaueiro e relaciona inseticidas que são recomendados contra insetos-pragas dos citros e que precisam ser validados contra a cochonilha rosada no cacaueiro.
Palavras-chave: THEOBROMA CACAO;  INSETICIDA;  SINTOMA;  CONTROLE;  DISPERSÃO;  COMISSÃO EXECUTIVA DO PLANO DA LAVOURA CACAUEIRA
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/445
Aparece nas coleções:Cacau - Livros
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
bt-212.pdf2,32 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.