Título: Caderno de boas práticas para o extrativismo sustentável orgânico do pequi
Autor(es): Dias, Rogério Pereira
Gonçalves, Jorge Ricardo de Almeida
Miranda, Josias
Saraiva, Patrícia
Simaan, Laila
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Livro
Data: 2014
Resumo: As principais boas práticas de manejo do pequi recomendadas incluem: identificação do/a produtor/a extrativista, reconhecimento geral da área, planejamento da coleta, pós-coleta, cuidados com a produção e manutenção e proteção das áreas de ocorrência do pequi. Para a manutenção das áreas de ocorrência natural do pequi, é fundamental adotar práticas que diminuam os impactos negativos do extrativismo, evitar abrir novos caminhos e, principalmente, proteger essas áreas contra o fogo, comum no período da seca. Para desenvolver um negócio sustentável com o pequi, seja na produção de alimentos, cosméticos ou outros produtos, você pode utilizar as informações deste guia de várias maneiras. O extrativismo sustentável do pequi pode contribuir para a conservação da biodiversidade e para a melhoria da qualidade de vida das comunidades locais. O extrativismo sustentável do pequi pode ser uma alternativa viável e benéfica para as comunidades locais e para a conservação da biodiversidade, desde que seja realizado de forma responsável e planejada, respeitando os limites ecológicos e sociais da região.
Palavras-chave: PEQUI;  EXTRATIVISMO SUSTENTÁVEL;  PRODUTO FLORESTAL NÃO MADEIREIRO;  PRODUTO DA SOCIOBIODIVERSIDADE;  BOAS PRÁTICAS DE MANEJO;  SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO E COOPERATIVISMO
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/269
Aparece nas coleções:Sustentabilidade - Livros
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
pequi.pdf4,21 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.