Título: Ocorrência da crosta-negra em seringais do sudeste da Bahia. In: Agrotrópica v. 34 n. 1 p. 67-80, 2022.
Autor(es): Virgens Filho, Adonias de Castro
Cabral Júnior, Ivo Cairo
Honorato Júnior, Jaime
Bezerra, José Luís
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 2022
Resumo: A heveicultura da Bahia notabiliza-se como uma atividade geradora de trabalho e renda e de importância social e ambiental. O cluster regional da borracha integra a cadeia produtiva com investimentos nos segmentos de insumos, produção primária, agroindústria, indústrias de pneumáticos e artefatos. Nas duas últimas décadas, no sudeste da Bahia vem ocorrendo novas doenças, causando danos econômicos. A exemplo, a crosta-negra (Phyllachora huberi P. Henn.), foi disseminada nos seringais, formando um complexo associada a fungos das espécies Colletotrichum sp. e Corynespora cassiicola (Berk & Curt), provocando epidemias severas, causando redução de até 50 % na produção. Os primeiros sintomas são perceptíveis em folíolos maduros, causando desfolha progressiva e lenta das plantas, reduzindo a área foliar em até 90%, cerca de quatro a seis meses após, quando também ocorre a ação danosa de outras doenças. Entre as alternativas de controle menciona-se o uso de fungicida composto por estrobirulina, azoxistrobina e um triazol, o tebuconazol, na concentração de 0,0125%, sendo necessário o registro junto ao MAPA, visando à extensão de uso deste produto e a definição de tecnologia de aplicação acessível e eficaz, a fim de possibilitar a adoção pelos produtores, inclusive agricultores familiares. A ação do complexo crosta-negra requer a indicação de clones produtivos e resistentes às enfermidades ou clones produtivos que possam ser explorados com manejo integrado, gerando eficácia no benefício/custo. A importância desta doença demanda a realização de pesquisas para conhecer melhor a integração deste fungo no patossistema e definir medidas eficazes de controle integrado.
Palavras-chave: SERINGUEIRA;  HEVEA BRASILIENSIS;  CROSTA-NEGRA;  DOENÇAS;  PHYLLACHORA HUBERI
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/2054
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
0103-3816-2022v34n1p67-80.pdf506,55 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.