Título: Controle químico da podridão-parda do cacaueiro com enfoque na redução do inóculo de Phytophthora spp. do solo. In: Agrotrópica v. 11 p. 19-24, 1999.
Autor(es): Oliveira, Marival Lopes de
Almeida, Luiz Carlos C. de
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 1999
Resumo: A utilização de fungicidas com o objetivo de reduzir o potencial de inóculo de Phytophthora spp. presente no solo, principal reservatório para o início de surtos epidêmicos da podridão-parda do cacaueiro, poderia exercer um importante papel no controle da doença, retardando seu aparecimento, diminuindo sua velocidade de progresso, e consequentemente, sua incidência e severidade no pico máximo. Visando avaliar o papel do fungicida metalaxyl, em formulação granulada, com relação a tais objetivos, foram instalados dois experimentos nos anos de 1993 e 1994. Os resultados mostraram que duas aplicações do metalaxyl mesmo na menor dosagem, foram tão eficientes no controle da podridão-parda quanto à recomendação tradicional de 3g de óxido cuproso pôr planta, em 3 a 4 pulverizações ao ano. Ficou também demonstrada, a importância do solo como reservatório de inóculo para o início de surtos epidêmicos da doença, e o papel positivo que poderia desempenhar o fungicida metalaxyl no controle da podridão-parda do cacaueiro no Brasil.
Palavras-chave: CONTROLE QUÍMICO;  PODRIDÃO-PARDA;  PHYTOPHTHORA SPP.;  THEOBROMA CACAO
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/1699
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR2019000891.pdf18,89 MBAdobe PDF Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.