Título: Trichoderma stromaticum sp. nov. na produção de basidiomas e infecções de ramos e almofadas florais do cacaueiro por Crinipellis perniciosa. In: Agrotrópica v. 12 p. 59-62, 2000.
Autor(es): Bastos, Cleber Novais
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 2000
Resumo: Possível medida de controle da vassoura-de-bruxa do cacaueiro, causada por Crinipellis perniciosa, foi verificada em condições de campo, no município de Marituba, PA, através do método biológico, aplicando-se o antagonista Trichoderma stromaticum em vassouras penduradas no interior da copa do cacaueiro e em vassouras deixadas sobre a serrapilheira dos cacaueiros. As aplicações da suspensão de conídios (6 x 106 conídios/ml) em número de quatro, foram feitas com pulverizador costal manual, sendo uma em dezembro, duas em janeiro e uma em fevereiro. As avaliações foram realizadas através da quantificação da frutificação do patógeno e da produção de lançamentos vegetativos e almofadas florais infectadas. Os resultados indicaram que a produção de basidiomas nas vassouras tratadas foi de 3,9% em relação ao total produzido e de 96,1% nas não tratadas. Quanto à produção de ramos e almofadas florais infectadas foi, respectivamente, de 25,6% e 12,2% no tratamento com Trichoderma e de 74,4% e 87,8% na testemunha.
Palavras-chave: CONTROLE BIOLÓGICO;  VASSOURA-DE-BRUXA;  CRINIPELLIS PERNICIOSA;  THEOBROMA CACAO;  ANTAGONISTA
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/1685
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR2019000834.pdf123,04 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.