Título: Características patológicas e culturais de alguns fungos fitopatogênicos da bananeira. In: Agrotrópica v. 19 p. 49-56, 2007.
Autor(es): Assunção, Márcia M. C.
Cavalcanti, Maria A. de Q.
Menezes, Maria
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 2007
Resumo: Objetivando o diagnóstico das doenças foliares da bananeira (Musa spp.) ocorrentes no município de Belo Jardim, Estado de Pernambuco, Brasil, foi realizada a presente pesquisa, envolvendo o isolamento e a identificação de fungos fitopatógenos de três cultivares de banana: Prata, Pacovan e Nanicão. Folhas novas, intermediárias e velhas, apresentando sintomas de manchas e lesões, foram coletadas, sendo utilizados dois métodos para isolamento dos fungos: direto e câmara úmida. O método direto foi o mais eficiente para o isolamento de todos os fungos fitopatógenos. Os fungos identificados e as respectivas doenças produzidas foram: sigatoka-amarela (Pseudocercospora musae), mal-do-Panamá (Fusarium oxysporum fsp. cubense), antracnose (Glomerella musarum; Colletotrichum musae), mancha de Deightoniella (Deightoniella torulosa) e mancha de Cladosporium (Cladosporium musae). O isolamento de P. musae ocorreu pelo método direto e em meio de cultura com extrato de folha de bananeira. Os demais isolados foram obtidos pelos dois métodos e em batata-dextrose-ágar. Maiores índices de fungos fitopatógenos foram registrados nas folhas intermediárias e na cultivar Prata. Para determinação da patogenicidade, os isolados foram inoculados em folhas de bananeira micropropagadas, pelo método de discos de micélio (5mm de diâmetro) com escarificação. A reprodução dos sintomas foi observada em todas as cultivares inoculadas, sendo todos, fungos patogênicos.
Palavras-chave: DOENÇAS FOLIARES;  TAXONOMIA
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/1581
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR2019000649.pdf83,78 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.