Título: Processo de compostagem a base de Murumuru (Astrocaryum spp.) e seu uso como substratos. In: Agrotrópica v. 30 p. 109-118, 2018.
Autor(es): Araújo, Maira da Silva Silva, Lucileia Lima da Frare, Letícia Azal Leite, Hugo Mota Ferreira Mota, Lydia Helena da Silva de Oliveira
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 2018
Resumo: A compostagem é uma prática de reaproveitamento de resíduos vegetais que vem sendo utilizada há muito tempo e tem se tornado cada vez mais importante para a produção agrícola. Seu grande impacto está no reaproveitamento de resíduos, na redução de custos com insumos agrícolas e em manejos alternativos de produção, como a agricultura orgânica. O objetivo do presente trabalho foi avaliar o processo de compostagem a base de murumuru em sacos de nylon e sua qualidade como uso de substrato para formação de mudas de tomateiro. Para produção dos compostos orgânicos foram utilizados quatros tipos de materiais: Bagaço de cana-de-açúcar (BC), Cama de frango (CF), Casca de mandioca (CM) e Murumuru (MU). Os tratamentos constaram de BC+CF (2:1), CM+BC (2:1), MU+CF (2:1), CM+MU (2:1) e MU (100%). Os compostos produzidos foram utilizados como substrato para semeio de mudas de tomate. Os resultados obtidos demonstram que quando utilizados como substratos para produção de mudas, os produtos obtidos da compostagem são viáveis e as mudas respondem de forma positiva sob estes substratos. Além disso, a utilização de sacos de nylon para esse processo se mostrou muito eficaz e trouxe facilidade ao manejo da compostagem. Após 90 dias os compostos estão prontos para serem utilizados. O tratamento MU+CF foi o mais adequado para utilização como substrato para produção de mudas de tomate.
Palavras-chave: COMPOSTO ORGÂNICO;  GERMINAÇÃO;  RESÍDUOS VEGETAIS
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/1545
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR2019000599.pdf120,73 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.