Título: Análise da qualidade e do preço de hortaliças comercializadas no mercado varejista de Chapadinha/MA. In: Agrotrópica v. 29 p. 151-156, 2017.
Autor(es): Amorim, Deoclecio Jardim
Almeida, Edmilson Igor Bernardo
Ferrão, Gregori da Encarnação
Pires, Isabela Cristina Gomes
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 2017
Resumo: A qualidade e o preço de hortaliças são importantes fatores que interferem diretamente na aceitação comercial e intenção de compra por parte dos consumidores. Diante do exposto, objetivou-se avaliar a qualidade e o preço de três principais hortaliças (batata, cebola e cenoura) comercializadas no município de Chapadinha (MA) em supermercados, sacolões e feiras livres. Assim, realizou-se a coleta destas hortaliças para análise de qualidade (determinação da massa fresca, comprimento, diâmetro longitudinal, teor de sólidos solúveis e relação xilema/ floema) e de seus preços (R$ kg-1) em janeiro de 2016. Os caracteres de qualidade foram estudados através de estatística descritiva e os preços foram analisados pela aplicação do teste F e pela teoria do consumidor. As hortaliças apresentaram diferenças de qualidade para os diferentes segmentos de mercado, sendo que a feira livre é a melhor opção para compra de cebola e batata, enquanto, que a cenoura apresentou melhor padrão no segmento sacolão. Porém, quando considerado o critério de preço, o consumidor tenderá a escolher o supermercado para compra de cebola, ao passo que para batata e cenoura, o segmento sacolão apresentou-se como mais vantajoso economicamente. Portanto, considerando critérios de qualidade e de preço destas hortaliças, o segmento sacolão constitui a melhor opção para a compra destes produtos.
Palavras-chave: CENOURA;  CEBOLA;  BATATA;  SUPERMERCADO;  SACOLÃO;  FEIRA LIVRE
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/1517
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR2018000368.pdf1,57 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.