Título: Influência da temperatura e do tempo de armazenamento sobre a atividade de enzimas oxidativas em Hancornia speciosa Gomes. In: Agrotrópica v. 26 p. 149-156, 2014.
Autor(es): Vitorino, Luciana Cristina
Moura, Lígia Campos de
Megguer, Clarice
Oliveira, Kênia Borges de
Furtado, Diogo Cunha
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 2014
Resumo: A espécie Hancornia speciosa Gomes é uma frutífera nativa do Brasil sobre a qual tem crescido o interesse por parte da indústria de polpas, sucos e sorvetes. A perda rápida das características apreciáveis desse fruto está associada à atividade de enzimas oxidativas como a peroxidase e a polifenoloxidase. Neste trabalho foi quantificada a atividade dessas duas enzimas na polpa de frutos de mangaba submetida a três temperaturas de refrigeração (6, 10 e 18ºC) em função de diferentes tempos de armazenamento (0, 3, 6, 9, 12 e 15 dias). Os níveis de peroxidase (POD) na polpa dos frutos de mangaba foram sempre superiores aos de polifenolxidase (PPO) para as três temperaturas testadas, em todos os tempos de armazenamento estudados. Para cada enzima em particular, não foi detectada diferença na atividade de peroxidase (POD) ou de polifenolxidase (PPO) entre as temperaturas testadas e ao desdobrar-se o tempo dentro de cada temperatura testada, foi encontrada uma correlação de 0,035, para a atividade de PPO.
Palavras-chave: PEROXIDASE;  POLIFENOLOXIDASE;  MANGABA
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/1426
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR2015003670.pdf551,75 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.