Título: Canais de comercialização da borracha natural na Bahia. In: Agrotrópica v. 24 p. 149-156, 2012.
Autor(es): Gomes, Andréa da Silva Santos, John Leno Castro dos Pires, Mônica de Moura Midlej, Moema Badaró Cartibani Rosado, Patrícia Lopes Bispo, Danilo Teles de Britto Sousa, Geovânia Silva de
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 2012
Resumo: O aumento da demanda por borracha natural no Brasil, nas últimas décadas, tem propiciado o dinamismo da heveicultura nacional. Mesmo assim, há um déficit de oferta interna, implicando em importações para atender ao mercado doméstico. Dentre os principais produtores nacionais a Bahia ocupa a segunda posição. Partindo-se da relevância desse estado, objetiva-se analisar o mercado de borracha natural no Estado da Bahia ressaltando os aspectos relativos aos canais de comercialização e à estrutura de mercado. Adotou-se pesquisa de campo nos pólos produtores de Una, Ituberá, e Ilhéus, que representam as principais regiões produtoras do estado, a fim de obter informações a respeito da produção e comercialização do produto em estudo. Pode-se constatar que enquanto o mercado produtor possui elevado número de produtores, a comercialização do látex coagulado é feita por um número reduzido de intermediários e duas indústrias realizam o processamento desse látex, caracterizando-se em uma estrutura de mercado oligopsonista.
Palavras-chave: SERINGUEIRA;  PRODUÇÃO;  ESTRUTURA DE MERCADO
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/1363
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
br2013003738.pdf112,78 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.