Título: Descrição morfológica dos frutos de pupunheira do sul da Bahia - Acesso Yurimáguas, Peru. In: Agrotrópica v. 24 p. 133-136, 2012.
Autor(es): Silva, Maria das Graças Conceição Parada Costa
Vieira, Edivânia S.
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 2012
Resumo: A pupunheira (Bactris gasipaes Kunth) foi introduzida na Estação Experimental Lemos Maia - ESMAI, Una, Bahia, em 1982 , oriundas do Banco de Germoplasma do Instituto Nacional de Pesquisas do Amazonas (INPA) acesso Yurimáguas, Loreto, Peru, (raça "mesocarpa" Pampa Hermosa). A principal característica dessa população é a ausência de espinhos no estipe. Por ser um híbrido natural, a pupunha cultivada apresenta elevada capacidade de segregação, cuja variabilidade dentro de uma mesma população, é visível na forma, no tamanho do fruto, na cor, no teor de óleo, no formato das sementes, entre outros. O resultado deste estudo que teve como objetivo descrever morfologicamente os frutos da população de pupunheira da ESMAI, corroborou com a descrição realizada por Mattos Silva & Mora Urpi (1996), merecendo destaque o fenômeno da partenocarpia que comumente ocorre nas pupunheiras cultivadas, devido à importância da semente para os plantios de pupunha para palmito na Bahia, sugerindo a necessidade de estudos de melhoramento genético da pupunheira com vistas a produzir sementes.
Palavras-chave: POPUNHEIRA;  FRUTO;  CARACTERIZAÇÃO
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/1361
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR2013003736.pdf1,87 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.