Título: Influência do progenitor paterno sobre caracteres físico e químicos da semente F relacionados com a qualidade do cacau. In: Agrotrópica v. 6 p. 31-40, 1994.
Autor(es): Pereira, M. G.
Melo, G. R. P. de
Pires, J. L.
Ribeiro, N. C. de A.
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 1994
Resumo: Foi avaliada a influência do polem (xenia) sobre algumas características do fruto e da amêndoa do cacau a fim de determinar a necessidade de polinização controlada em estudos dessa natureza. Foi utilizado um esquema de dialelo completo entre os genótipos SIC 802, SIC 19, ICS 1 e ICS 6, em duas épocas: junho (temporão) e outubro de 1986 (safra principal), sendo também, na primeira época, avaliados frutos de polinização livre. A origem do polem não influiu significativamente nos pesos da semente úmida, cotilédone úmido, cotilédone seco, fruto inteiro e casca bem como sobre o peso total das amêndoas por fruto. Esses caracteres podem, portanto, ser avaliados em frutos de polinização livre, o que simplifica consideravelmente o processo de avaliação de germoplasma. O caráter número de sementes por fruto foi significativamente influenciado pela origem do polem, destacando-se, nesse caso, efeito negativo da autopolinização. A autopolinização é, portanto, desaconselhável em estudos dessa natureza. Não se chegou a qualquer conclusão acerca dos efeitos de xenia sobre os caracteres químicos devido à inexistência de variabilidade genética entre os genótipos utilizados.
Palavras-chave: THEOBROMA CACAO;  EFEITO DO POLEM;  SEMENTE;  QUALIDADE;  CARACTERÍSTICA FÍSICO-QUÍMICAS
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/1236
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR9504198.pdf20,91 MBAdobe PDF Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.