Título: Manejo dos recursos naturais dos trópicos e suas consequências, contradições e perspectivas de uso em agricultura sustentável. In: Agrotrópica v. 3 p. 15-22, 1991.
Autor(es): Silva, Luiz Ferreira da
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 1991
Resumo: Os trópicos úmidos perfazem uma área de 25 000 000 de km2, situada na faixa de intensa atividade biológica (alta produtividade primária), porém com baixa produção econômica, caracterizando a região tropical como atrasada. Especulativos condicionantes podem explicar essa contradição, tais como: solos pobres, excessiva precipitação, patogenia vegetal, sistemas agrícolas inadequados, deficiência infra-estrutural e carência de investimentos. Por outro lado, paradoxalmente, desenvolve-se uma vegetação florestal exuberante em condições de solos pobres (Oxisols/ultisols), carecendo de estudos acurados para desvendar essa eficaz interação vegetação-solo, com vistas a subsidiar sistemas de agricultura adequados ao ecossistema. No sentido de minimizar as limitações dos solos tropicais, seja através do seu manejo ou de técnicas de cultivo que não deteriorem o complexo edáfico-organismos, diversas estratégias são discutidas no presente artigo: aproveitamento dos nutrientes das cinzas, seleção de plantas adequadas ao ecossistema, sistemas de plantios que forneçam matéria orgânica in situ ao solo, aplicação de matéria orgânica e calcário em covas e premissas básicas para a implantação de multicultivos.
Palavras-chave: RECURSOS NATURAIS;  MANEJO;  AGRICULTURA SUSTENTÁVEL;  TRÓPICO ÚMIDO
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/1190
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR9201503.pdf23,78 MBAdobe PDF Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.