Título: Fatores edafo-climáticos seletivos ao zoneamento da cacauicultura no Sudeste da Bahia. In: Theobroma v. 12 p. 169-187, 1982.
Autor(es): Sá, Dagmar F. de
Almeida, Hermes A. de
Silva, Luiz F. da
Leão, Antonio C.
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 1982
Resumo: Utilizando-se a técnica de análise de interação solo-clima-planta, realizou-se um estudo abrangente, diagnosticando-se a aptidão agrícola para cacau no Sudeste da Bahia, Brasil. Com base nos aspectos do solo ligados ao uso agrícola - fertilidade , textura, drenagem, profundidade e fisiografia - e os de clima - temperatura média do ar, temperaturas extremas do ar (média das máximas e média das mínimas) e pluviosidade média -, foram estabelecidas as classes de uso potencial para o cultivo do cacau, a partir da integração destes fatores edafo-climáticos. Os resultados indicam que a região cacaueira da Bahia dispõe de uma faixa climática (N-S) ideal para o cacau, classificada como de aptidão plena, cobrindo uma área de aproximadamente 33.000 km 2, três zonas inaptas - deficiência hídrica e/ou térmica - com uma superfície em torno de 25.000 km 2, bem como outras duas intermediárias - aptidão moderada e restrita - com 30.000 km2. A combinação entre os fatores edáficos e os climáticos, resultantes da interação de solos excelentes e bons, com clima de aptidão plena ou de solos excelentes com clima de aptidão moderada, permitiu selecionar 6.900 km 2 de áreas aptas para cacau.
Palavras-chave: THEOBROMA CACAO;  ZONEAMENTO AGRÍCOLA;  SOLO;  CLIMA
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/928
Aparece nas coleções:Revista Theobroma
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR8301347.pdf11,52 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.