Título: Divergência genética entre genótipos de arroz submetidos à salinidade durante o estádio de plântula. In: Agrotrópica v. 32 n. 2 p. 133-138, 2020.
Autor(es): Siqueira, Antonio Roberto Cardoso
Coelho, Romulo Felippe Carneiro
Fortes, Francisco Jardeson Oliveira
Sousa, Antonio Felipe Ferreira de
Valadares, Ricardo de Normandes
Doihara, Izumy Pinheiro
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 2020
Resumo: O objetivo deste trabalho foi estimar a divergência genética entre genótipos de arroz (Oryza sativa L.) submetidos à salinidade durante o estádio de plântula. Os experimentos foram conduzidos em hidroponia sob casa-de-vegetação, localizados na Universidade Federal do Maranhão, Chapadinha, Maranhão, Brasil, entre os meses de maio e julho de 2019. Foram avaliados 10 genótipos de arroz coletados em dois municípios do Maranhão (Chapadinha e São Mateus); os experimentos diferiram quanto ao nível de condutividade elétrica adotado (± 1,98 e 12 dS m-1). Após 22 dias, foram avaliados oito caracteres morfológicos e os resultados submetidos a análises multivariadas. Os métodos de UPGMA (Unweighted Pair Grouped Method Average) e o método de otimização de Tocher, baseados na distância de Mahalanobis seguiram a mesma tendência de agrupamento dos genótipos, formando grupos parcialmente distintos. O caráter Índice de velocidade de emergência (IVE - %) foi o que mais contribuiu para a dissimilaridade genética entre os genótipos, pelo método de Singh. Na condutividade elétrica de 12 dS m-1, os genótipos não apresentaram tolerância à salinidade. O coeficiente de correlação cofenética (r) foi de 0,80.
Palavras-chave: ORYZA SATIVA L.;  TOLERÂNCIA;  VARIABILIDADE GENÉTICA;  SEMENTES;  ARROZ
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/2058
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
0103-3816-2020v32n2p133-138.pdf81,22 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.