Título: Qualidade fisiológica de sementes de Brachiarias spp. após mastigação simulada, digestão ácido enzimática e fermentação in vitro. In: Agrotrópica v. 31 n. 2 p. 131-140, 2019.
Autor(es): Bolzan, Fabiano Gonçalves Santos
Deminicis, Bruno Borges
Valente, Thiago Neves Pereira
Lima, Érico da Silva
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 2019
Resumo: Objetivou-se com este estudo analisar os efeitos da mastigação simulada, fermentação, digestão ácido-enzimática in vitro, e os efeitos dinâmicos destes, sobre qualidade fisiológica de sementes de quatro cultivares de Brachiaria spp. (cv. Marandu, cv. MG5-Xaraés, cv. Basilisk e cv. Ruziziensis). Foram conduzidos quatro ensaios, o primeiro para observar o percentual de sementes danificadas pela mastigação simulada; o segundo, para verificar a taxa de germinação das sementes após mastigação; o terceiro para comparar a taxa de germinação após fermentação e digestão ácido enzimática, por meio de inoculação ruminal, ácido clorídrico e pepsina; e o quarto para verificar a taxa de germinação das sementes não destruídas após serem submetidas a mastigação simulada, fermentação e digestão ácido enzimática in vitro. Os tratamentos que simulam in vitro a passagem das sementes de Brachiaria spp., no trato digestório de bovino causaram redução na germinação das sementes.
Palavras-chave: MARANDU;  MG5-XARAÉS;  BASILISK;  RUZIZIENSIS;  SEMENTE;  BRACHIARIA RUZIZIENSIS;  PODER GERMIVATIVO;  TESTE DE SEMENTES
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/1976
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR2020000055.pdf115,29 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.