Título: Avaliação da transpiração do cacaueiro através de variações na umidade do solo. In: Theobroma v. 12 p. 43-48, 1982.
Autor(es): Z., Antonio Cadima
Alvim, Paulo de T.
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 1982
Resumo: Mediu-se o teor de umidade do solo e a quantidade de água transpirada por seis cacaueiros com 10 anos de idade, cultivados em solos Cepec (Typic Tropudalf). Isolou-se o bloco da plantação abrindo-se uma trincheira de 0,70 m de largura e 2 metros de profundidade, deixando-se um dreno para saída de água de chuva. O solo foi molhado até a saturação e, em seguida, coberto com polietileno preto para impedir a evaporação e o desenvolvimento de algas e ervas daninhas. O teor de umidade do solo foi medido nas profundidades de 0 - 30. 30 - 60 e 60 - 90 cm e nas distâncias de 30, 50 e 100 cm do tronco do cacaueiro. A primeira amostragem de solos foi efetuada 2 dias após a saturação e as seguintes, cada 7 dias até a oitava semana. Na primeira semana, as perdas de água por transpiração foram bem acentuadas para todas as distâncias e profundidades. Na segunda semana, as perdas foram sensivelmente maiores a 100 cm do cacaueiro, ocorrendo diminuição gradativa da transpiração em função do tempo quando considerada a média de todas as distâncias. A água transpirada pelo cacaueiro logo após a completa saturação do solo correspondeu a uma lâmina de 45 mm .dia-1 ; na oitava semana, esta lâmina mediu 3.4 mm .dia -1.
Palavras-chave: THEOBROMA CACAO;  TRANSPIRAÇÃO;  SOLO;  UMIDADE
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/931
Aparece nas coleções:Revista Theobroma
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR8301350.pdf5,17 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.