Título: Estrutura fundiária e produtividade na região cacaueira da Bahia. Boletim técnico n. 103
Autor(es): Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC)
Trevizan, Salvador Dal Pozzo
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Outro
Data: 1982
Resumo: Analisou-se a atual distribuição fundiária na Região Cacaueira da Bahia, considerando a área da propriedade e a área de produção de cacau. Analisou-se, também, a relação existente entre a área da propriedade, área de produção de cacau e produtividade. Utilizaram-se dados do cadastro de empresas cacaueiras da Bahia (16.780 empresas rurais), realizado pelo Departamento de Extensão da CEPLAC em 1980, com base em 1979. Fez-se uso da análise tabular e do coeficiente de Gini para medir a distribuição fundiária. Para medir a relação entre produtividade e área, adotou-se o teste de correlação de Pearson (r). Obteve-se um coeficiente de Gini indicando uma concentração tendendo a forte (G = 0.6188). Encontrou-se correlação inversa altamente significante entre extensão da propriedade e a produtividade, sendo a mesma correlação também significante entre área de cacau safreiro e produtividade; assim, os pequenos proprietários têm participação proporcional superior aos grandes, na produção de cacau. Estes resultados contribuem para estudo crítico dos estereótipos sócioeconômicos e culturais das diferentes categorias de produtores rurais.
Palavras-chave: ESTRUTURA FUNDIÁRIA;  CACAU;  COEFICIENTE DE GINI;  PRODUTIVIDADE;  BAHIA;  COMISSÃO EXECUTIVA DO PLANO DA LAVOURA CACAUEIRA
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/904
Aparece nas coleções:Boletins Técnicos CEPLAC
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR8301310.pdf20,69 MBAdobe PDF Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.