Título: A piaçaveira (Attalea funifera Mart.) e vegetação associada no município de Ilhéus, Bahia. Boletim técnico n. 101
Autor(es): Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC)
Silva, Luiz Alberto M.
Vinha, Sergio G. da
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Outro
Data: 1982
Resumo: Estudos realizados em 3 propriedades produtoras de piaçava, no município de Ilhéus, mostraram que em áreas de maior concentração de piaçaveiras havia uma média de 1 600 plantas dessa espécie por hectare, sendo que aproximadamente 50% delas tinham menos de 6-8 anos de idade e estavam ainda em fase não produtiva. Os solos associadas às piaçaveiras variaram de textura silicosa a argilosa, a topografia de plana a ondulada e o pH esteve entre 5,0 e 5,2. Juntamente com a piaçaveira há uma média de 2660 árvores por hectare em diferentes estágios de desenvolvimento, pertencentes a 142 espécies diferentes. A janaúba (Himatanthus articulatus), a maçaranduba (Manilkara salzmanii), o mundururu-vermelho (Miconia calvescens), o pau-pombo (Tapirira guianensis) e a carobinha (Jacaranda obovata) são as espécies mais comuns. A fitomassa média da vegetação herbácea foi estimada em 816,9 g.m- 2 , sendo a tiririca (Rhynchospora splendens) a principal espécie associada à piaçaveira.
Palavras-chave: PIAÇAVA;  TOPOGRAFIA;  VEGETAÇÃO;  BAHIA;  COMISSÃO EXECUTIVA DO PLANO DA LAVOURA CACAUEIRA
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/897
Aparece nas coleções:Boletins Técnicos CEPLAC
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR8203645.pdf13,19 MBAdobe PDF Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.