Título: Alterações edáficas em "Solos de Tabuleiro" (Haplorthoxs) por influência do desmatamento, queima e sistemas de manejo. In: Theobroma v. 11 p. 5-19, 1981.
Autor(es): Silva, Luiz Ferreira da
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 1981
Resumo: O presente trabalho objetivou medir as modificações edáficas dos Oxisols, vulgarmente conhecidos como "tabuleiros" no extremo sul da" Bahia, sob distindos sistemas de manejo. Para se acompanhar estas transformações do solo foram feitos estudos microbiológicos, físicos e químicos, relacionando-os com os diversos sistemas de queima aplicados. Adicionalmente, comparou-se a área do ecossistema primitivo com os talhões trabalhados (com e sem mecanização) e utilizados com pasto, com seringueira e com as consorciações dendê/kudzu e banana/mandioca. O uso de trator de esteira provocou redução da porosidade natural e na velocidade de infiltração de água do solo, influenciando negativamente no desenvolvimento da mandioca. Os três tipos de queima (leve, moderada e forte) elevaram significativamente os valores de pH, das bases trocáveis, do fósforo, do potássio. A queima leve foi a mais benéfica para a população microbiana do solo. O pasto e a combinação dendê/kudzu permitiram a manutenção do conteúdo de bases trocáveis na camada superficial do solo (O - 5 cm).
Palavras-chave: SOLO;  MANEJO;  ECOSSISTEMA
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/878
Aparece nas coleções:Revista Theobroma
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR8202184.pdf6,73 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.