Título: Dinâmica populacional de Forcipomyia spp. (Diptera, Ceratopogonidae) na Bahia, Brasil. 3 - Variáveis climáticas relacionadas com a polinização do cacaueiro. In: Theobroma v. 7 p. 68-84, 1977.
Autor(es): Soria, Saulo de J.
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 1977
Resumo: Objetivou-se no presente trabalho determinar qual a variável climática que exerce maior influência na entomofilia - populações de mosquinhas Forcipomyia spp. - e na polinização natural do cacaueiro na Bahia, Brasil. Os parâmetros climáticos estudados foram: temperaturas máxima, mínima, média, e sua amplitude, umidade relativa, chuva (mm), brilho solar (horas/dia), precipitação pluviométrica/brilho solar, nebulosidade (N/1O), evaporação (Piche), evapotranspiração potencial (Thornthwaite) e balanço hídrico. Os resultados mostram que o calor e a evapotranspiração foram os parâmetros climáticos mais significativamente correlacionados (0,01 P) com as populações destes insetos. A polinização mostrou-se correlacionada com calor, brilho solar, nebulosidade e balanço hídrico ao nível de probabilidade de 0,10. Conclui-se que, do ponto de vista entomológico, estes elementos climáticos atuam harmonicamente influenciando a polinização. Não foi possível ainda determinar que fator climático é o elemento disparador do fenômeno de polinização.
Palavras-chave: ECOLOGIA VEGETAL;  CACAU;  POLINIZAÇÃO;  DINÂMICA POPULACIONAL;  MOSCA;  INSETO;  CLIMA;  BAHIA
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/782
Aparece nas coleções:Revista Theobroma
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR7800347.pdf13,2 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.