Título: Efeito da adubação NPK e da calagem no crescimento de plântulas enviveiradas de seringueira. In: Theobroma v. 7 p. 35-40, 1977.
Autor(es): Reis, Edson Lopes
Souza, Luiz Francisco da S.
Caldas, Ranulfo Correa
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 1977
Resumo: Foi conduz ido um experimento com o objetivo de avaliar a influência de diferentes doses de NPK no desenvolvimento da seringueira na fase de viveiro, na Estação Experimental de Una. Empregou-se o de lineamento Hiper grego latino 5x5x5 sendo os tratamentos atribuídos às parcelas inteiramente ao acaso, sendo a parcela experimental constituída de 24 plântulas. Os nutrientes foram aplicados em cinco níveis a intervalos de 50; 40 e 30 kg/ ha de NPK, respectivamente, aplicando-se adicionalmente o calcário dolomítico em todos os tratamentos, à exceção de duas parcelas NPK, onde se mediram os efeitos da calagem. Os resultados obtidos mostraram que o fósforo e o potássio incrementaram o desenvolvimento das plântulas de seringueira a partir do 12 mês de plantio, destacando-se as doses de 160 kg/ ha de P,O, e 60 kg/ ha de K,O. ° nitrogênio e a calagem não ocasionaram efeitos significativos no desenvolvimento deste cultivo.
Palavras-chave: SERINGUEIRA;  ADUBAÇÃO;  CALAGEM;  NPK;  NITROGÊNIO;  FÓSFORO;  POTÁSSIO
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/780
Aparece nas coleções:Revista Theobroma
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR7800345.pdf4,22 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.