Título: Método para avaliação econômica do desempenho de uma lavoura num dado ano agrícola. Boletim técnico N. 173
Autor(es): Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC)
Ferreira, Hilmar Ilton Santana
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Outro
Data: 1993
Resumo: Tenta-se estabelecer um método que possa estimar o desempenho econômico de uma lavoura permanente ou temporária em um determinado exercício produtivo. Quer seja estimativa de desempenho futuro (no caso de planejamento da empresa), quer seja apuração de resultado de um ano agrícola efetivo. Para tanto, sugere-se partir das Equações e das Funções de Custo, utilizando-se como instrumentos de avaliação a Receita Bruta da Tecnologia em estudo, o Lucro, a Rentabilidade ou Lucratividade e o Custo Total Médio de Produção do bem, segundo a mesma tecnologia. Tratando do empreendimento como um todo, o método define sistemas, relacionando as variáveis "Produção" (Produtividade, ao se considerar unidade de área), "Lucratividade" e "Custos" e que, fixada uma delas, permite determinar outra, tudo o mais constante. Tratando cada prática agrícola isolada, define-se um modo de avaliar a economicidade da prática, estimando-se até que quantidade de insumo se pode usar nesta prática e até que preço (preço máximo ainda econômicoPMAE) se pode pagar pelo insumo sem que o empreendimento entre em prejuízo, fazendo-se comparação entre este procedimento e a teoria marginalista da produção.
Palavras-chave: LAVOURAS PERMANENTE;  AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO ECONÔMICO;  LUCRATIVIDADE E CUSTOS;  COMISSÃO EXECUTIVA DO PLANO DA LAVOURA CACAUEIRA
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/768
Aparece nas coleções:Boletins Técnicos CEPLAC
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
bt-173.pdf77,22 MBAdobe PDF Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.