Título: Dinâmica populacional de Forcipomyia spp. (Diptera, Ceratopogonidae) na Bahia, Brasil. I- Flutuação estacional dos polinizadores do cacaueiro relacionada com chuva e balanço de água (Thornthwaite). In: Theobroma v. 6 p. 47-54
Autor(es): Soria, Saulo de J.
Abreu, João Manuel
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 1976
Resumo: Os estudos sobre a flutuação de insetos são importantes em qualquer programa de controle de pragas. A flutuação das populações e distribuição espacial de Forcipomyia (Euforcipomyia) spp. e F. (Forcipomyia) spp. foram determinadas com o auxílio de armadilhas automáticas de sucção Johnson e Taylor nos cacauais do CEPEC, situados no Sul da Bahia, Brasil. As populações das mosquinhas são mais elevadas no período maio agosto, que coincide com as chuvas invernais da Região. Ficou demonstrado também que, em cacaual sombreado, a densidade populacional de Euforcipomyia e Forcipomyia é, respectivamente, 4 e 3 vezes mais elevada acima do dossel formado pelos cacaueiros. Além disso, a densidade populacional de Euforcipomyia e Forcipomyia quando medida a nível da Corcada (2m acima do solo), foi respectivamente 34 e 59% mais elevada nos cacauais a pleno sol. Conclui-se que os ritmos da flutuação de população destes insetos estão associados com as variações pluviométricas e que as populações estão desigualmente distribuídas no espaço dos cacauais, dependendo provavelmente das condições ecológicas para reprodução.
Palavras-chave: ECOLOGIA ANIMAL;  CACAU;  INSETO POLINIZADOR;  BAHIA
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/743
Aparece nas coleções:Revista Theobroma
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR7700494.pdf5,73 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.