Título: Tabelas etárias dos polinizadores do cacaueiro Forcipomyia spp. (Diptera, Ceratopogonidae) em condições de laboratório. In: Theobroma v. 6 p. 5-13, 1976.
Autor(es): Soria, Saulo de J.
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 1976
Resumo: o objetivo deste trabalho foi determinar a validez da técnica das tabelas etárias para avaliar a sobrevivência e / ou mortalidade dos polinizadores do cacaueiro Forcipomyia spp. no laboratório. O método utilizado para criar as mosquinhas foi o denominado "método de Hernandez·, que consiste em alimentar as larvas com microrganismos criados em meio de cultura maltose-agar. Os resultados indicaram que a técnica é eficiente para avaliar sobrevivência e/ ou mortalidade. Observaram-se mortalidades superiores a 95% no estágio de adulto. Os ovos sofreram mortalidades que variaram entre 50 e 86%, com exceção dos de F. (Microhelea! fuliginosa Meigen, que sofreram mortalidade dê 100%. É necessário aprimorar o "método de Hernandez" para otimizar a sobrevivência dos polinizadores nos mencionados intervalos.
Palavras-chave: FISIOLOGIA ANIMAL;  INSETO POLINIZADOR;  CACAU
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/740
Aparece nas coleções:Revista Theobroma
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR7700491.pdf7,02 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.