Título: O papel das abelhas sem ferrão (Meliponinae) na polinização do cacaueiro na América Tropical (monografia). In: Theobroma v. 5 p. 12-20, 1975.
Autor(es): Soria, Saulo de J.
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 1975
Resumo: As abelhas sem ferrão Tetragona jaty (Smith), Nannotrigona testaceicornis punctata (Smith), Paralrigona linea/a sub,luda Moure e Plebe;a mosquita (Smith) têm sido registradas na literatura como visitantes das flores do cacaueiro na Bahia. Na Costa Rica, as abelhas Trigona jaty Sm., T. teslaeeieom;s Lep., T. paltida Latr. e T. coryina Ckll. têm sido registradas como visitadoras mais freqüentes das flores do cacaueiro. A polinização por estas abelhas, tem sido considerada, de acordo com a literatura, acidental e inadequada quando julgada pelo escasso número de grãos-de-pólen depositados nos estigmas florais. Pelo contrário, as flodo cacaueiro polinizadas pelas mosquinhas Forcipomyia spp. em gaiolas, mostram números maiores de grãos-de-pólen (média de 175) nos estigmas que os necessários para a fertilização (30-40 óvulos). Além disso, os grãos-de-pólen recuperados das patas posteriores das abelhas mostraram uma percentagem de germinação muito baixa (24%). Em conseqüência destas informações, os pesquisadores consideram as mosquinhas Forcipomyia spp. como os polinizadores mais importantes do cacaueiro na América Tropical.
Palavras-chave: ABELHA;  CACAU;  POLINIZAÇÃO
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/730
Aparece nas coleções:Revista Theobroma
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR7600059.pdf7,03 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.