Título: Adaptabilidade e estabilidade de cultivares de feijoeiro comum na zona agreste do nordeste brasileiro. In: Agrotrópica v. 20 p. 21-24, 2008.
Autor(es): Carvalho, Hélio Wilson Lemos de
Faria, Luis Cláudio de
Editor: Ceplac (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira); Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Outro
Data: 2008
Resumo: Nos anos agrícolas de 2005 e 2006, 12 variedades de feijoeiro comum (Phasealus vulgaris L.) foram avaliadas em 18 ambientes da Zona Agreste do Nordeste brasileiro, em blocos aos acaso com três repetições, visando conhecer a adaptabilidade e a estabilidade de produção desses materiais. As áreas do agreste localizadas nos municípios de Paripiranga/BA, Simão Dias/SE e Frei Paulo/SE, mostraram-se mais propícias ao cultivo do feijoeiro comum. Os genótipos diferiram quanto à adaptabilidade e a estabilidade, com o BRS Marfim destacando-se para os ambientes favoráveis. As variedades BRS Valente, Supremo, Princesa e BRS Pontal evidenciaram adaptabilidade ampla (b0 > média geral e b = 1), consubstanciando-se em alternativas importantes para a exploração comercial nas diferentes áreas de cultivo do feijoeiro da Zona Agreste do Nordeste brasileiro. Dentre essas sobressai a variedade Princesa, por se constituir o material ideal preconizado pelo modelo proposto (b0 > média geral; b = 1 e s2 d = 0).
Palavras-chave: PHASEALUS VULGARIS L.;  INTERAÇÃO GENÓTIPO X AMBIENTES;  PREVISIBILIDADE;  PRODUTIVIDADE;  VARIEDADES;  REVISTA AGROTRÓPICA
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/513
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR0902537.pdf68,69 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.