Título: Seleção de fungicidas in vitro e en vivo para o controle da vassoura-de-bruxa do cacaueiro na região sul da Bahia. In: Agrotrópica v. 12(2) p. 111-118, 2000.
Autor(es): Oliveira, Marival Lopes de
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Outro
Data: 2000
Resumo: De 36 fungicidas avaliados ill vitro na inibição do crescimento micelial de Crinipelfis perniciosa, agente causal da vassourade-bruxa (VB) do cacaueiro, selecionaram-se dezoito com potencialidades para o controle químico da doença. Os sistêmicos do grupo dos triazóis: tebuconazolc, cyproconazole, deifenoconazole, hexaconazole, fluquinconazole, epoxiconazole e propiconazole, tiveram um comportamento destacado, com EC50 variando entre 0,014 e 1,182 J.lg do ingrediente ativo (i.a.) por mililitro de meio de cultura. Entre os protetores, o óxido cuproso, hidróxido de cobre e oxicloreto de cobre, foram os selecionados, porque além da sua eficácia na inibição do crescimento micelial do fungo, são também recomendados no controle da podridãoparda. O tebuconazole, entre todos os fungicidas, foi o que apresentou maior eficácia na inibição do crescimento micelial do fungo, com um EC-,o de 0,014 J.lg/mL sendo por isso escolhido para dar continuidade às avaliações in vivo. Em dois ensaios realizados em casa-de-vegetação, observou-se o mesmo comportamento destacado do fungicida. No primeiro, preveniu o aparecimento de sintomas da VB até quando aplicado aos 7 dias após a inoculação, embora à concentração testada tenha apresentado ligeiro efeito de fitotoxidade. Mesmo quando pulverizado aos 14 e 28 dias após a inoculação, reduziu o número de plantas eom sintomas, além de ter retardado ou paralisado o desenvolvimento dos sintomas da doença. No segundo ensaio, avaliaram-se seus efeitos preventivo e curativo em diferentes concentrações como suporte para sua eventual recomendação no tratamento de mudas em viveiros. Os resultados, mais uma vez, comprovaram a eficácia do fungicida, prevenindo o aparecimento de quaisquer sintomas da VB já à concentração de 250 ppm do i.a. À concentração de 500 ppm, evitou o desenvolvimento de sintomas, mesmo quando aplicado aos sete dias após a inoculação; e a 750 ppm causou, adicionalmente, ligeiro efeito de fitotoxidade. observando-se idêntico comportamento quando aplicado a 500 ppm. no solo. Outro efeito importante do fungicida foi com relação à sua ação antiesporulante, chegando a reduzir a produção de basidiocarpos em 97 e 81 % quando avaliado, respectivamente, aos 45 e 75 dias após uma única aplicação.
Palavras-chave: CONTROLE QUÍMICO;  CRINIPELLIS PERNICIOSA;  THEOBROMA CACAO;  TRIAZOIS;  COBRE;  COMISSÃO EXECUTIVA DO PLANO DA LAVOURA CACAUEIRA
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/479
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR0204154.pdf26,9 MBAdobe PDF Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.