Título: Relações entre a precipitação, o lençol freático e a produção de cacau na Bahia. In: Agrotrópica v. 12(2) p. 67-74, 2000.
Autor(es): Leite, José de Oliveira
Valle, Raul René
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Outro
Data: 2000
Resumo: o objetivo deste estudo foi determinar as relações cíclicas anuais da produção de cacau sob condições sazonais de temperatura. regime pluvial e flutuação do lençol freático. Foi obtido um mapa base formado da superposição das seguintes informações: (I) perfis geométricos que refletem a evolução anual das diferentes fases fenológicas da produção do cacaueiro; (2) da variação sazonal da temperatura do ar e (3) da relação da produção de cacau com precipitação e com residência do lençol freático. O trabalho foi executado em uma plantação de cacau de aproximadamente 80 anos cultivado em um solo Podzólico VermelhoAmarelo eutrófico. Os resultados mostraram que (1) a produção de cacau se desenvolve em dois ciclos climáticos de 12 meses cada, sendo cada ciclo formado de um inverno e um verão, nos quais a planta desempenha duas funções fisiológicas concomitantes: uma de geração da produção e a outra. a de colheita; e (2) que elevadas produções de cacau estão associadas a totais pluviais elevados e à duração da residência do lençol freático a 18-17 e 12-11 meses antes do início da safra temporã. em abril do ano seguinte. Em geral, não foi encontrada correlação entre a safra principal e a precipitação, e a residência do lençol freático na subsuperfície do solo.
Palavras-chave: THEOBROMA CACAO;  CICLO CLIMÁTICO;  CICLO BIOLÓGICO
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/474
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR0204148.pdf29,65 MBAdobe PDF Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.