Título: Solos da planície de inundação do baixo Mucuri
Autor(es): Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC)
Carvalho Filho, R.
Silva, L. Ferreira da
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Outro
Data: 1976
Resumo: A planície de inundação do Baixo Mucuri ocupa uma área de quase 8.000 ha, tendo, como importância agrícola, a cultura do cacau. Por se tratar de uma zona economicamente cacaueira, o presente trabalho objetivou detalhar os solos aluviais em fases correlacionadas com a sua adequação a este cultivo. O levantamento dos solos foi executado ao nível de semi-detalhes, utilizando-se material aerofotográfico convencional (fotografias áreas verticais pancromáticas em escala 1/25.000), cuja fotointerpretatção foi baseada no método fisiográfico, em função do qual as paisagens foram interpretadas geneticamente e associadas às possíveis variações dos solos. Dentre os solos mapeados, destaca-se o Aluvial fase argilosa por sua adequação à cultura do cacau, seguido dos solos Hidromórficas que, convenientemente manejados, poderão também ser utilizados com esta exploração agrícola. Conclui -se pela importância da área levantada, cujo polo cacaueiro tem possibilidades, ao serem utilizados racionalmente seus solos, de se expandir em cerca de 3.500 ha.
Palavras-chave: RECONHECIMENTO DO SOLO;  FOTOINTERPRETAÇÃO;  PLANÍCIE;  INUNDAÇÃO;  BAHIA;  COMISSÃO EXECUTIVA DO PLANO DA LAVOURA CACAUEIRA
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/467
Aparece nas coleções:Boletins Técnicos CEPLAC
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR0103079.pdf10,55 MBAdobe PDF Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.