Título: Bioecologia e controle do Aceria reyesi (Nuzzaci, 1973), ácaro-da-gema-vegetativa do cacaueiro
Autor(es): Nakayama, Kazuiyuki
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Outro
Data: 2019
Resumo: O ácaro-da-gema-vegetativa (Aceria reyesi, Nuzzaci) é uma importante praga do cacaueiro, que A. reyesi vive no interior da gema vegetativa onde obtém refúgio e recurso alimentar. Na gema vegetativa em desenvolvimento, a herbivoria do ácaro sobre as folhas embrionárias em crescimento, provoca o abortamento foliar, impede a formação de novas folhas e a consolidação do lançamento foliar. A persistência do ataque do ácaro-da-gema numa planta, ao longo dos anos, gera um forte desfolhamento, causa o depauperamento das reservas nutricionais, podendo causar a morte da planta. Até os fins dos anos 1990, na Bahia, os surtos do A. reyesi eram mais frequentes e intensos nas localidades de menor pluviometria. A partir de 2000, observaram-se surtos deste ácaro coincidentes com estiagens prolongadas e mais frequentes, inclusive, em municípios de maior pluviometria, da região litorânea. Este trabalho analisa a biologia, a sintomatologia do ataque e o potencial controle químico do ácaro-da-gema em cacaueiro.
Palavras-chave: THEOBROMA CACAO;  MANEJO DE PRAGA;  ACARICIDA;  SINTOMA DE ATAQUE;  COMISSÃO EXECUTIVA DO PLANO DA LAVOURA CACAUEIRA
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/446
Aparece nas coleções:Cacau - Livros
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
bt-211.pdf489,09 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.