Título: Primeiro Registro de Leptodictya sp. (Hemiptera: Tingidae) em Bambu-Gigante-Amarelo do Brasil. In: Agrotrópica v. 33 n. 1 p. 79-84, 2021.
Autor(es): Santos, Rodrigo Souza
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 2021
Resumo: Os tingídeos são insetos diminutos, associados a diversas plantas no Brasil, cujas algumas espécies são consideradas pragas agrícolas ou florestais. Em janeiro de 2015 foi constatado um ataque de tingídeos em plantas de bambu-gigante-amarelo, Bambusa vulgaris Schrad. ex J. C. Wendl. var. vittata Rivière, no município de Brasiléia, AC. Foram observadas colônias de tingídeos, predominantemente na face inferior das folhas, as quais apresentavam sintomas de amarelecimento e áreas cloróticas na face superior. Com auxílio de pincel fino, insetos foram coletados diretamente das folhas das plantas e acondicionados em frascos de vidro contendo álcool etílico (70%). Os insetos foram enviados para identificação e determinados como pertencentes ao gênero Leptodictya. Algumas espécies pertencentes a esse gênero são relatadas associadas ao bambu em outros países, no entanto não havia registros deste gênero infestando bambuzais no estado do Acre, bem como no Brasil, podendo se tratar de uma nova espécie de tingídeo presente no país.
Palavras-chave: AMAZÔNIA;  HETEROPTERA;  PERCEVEJO DE RENDA;  POACEAE;  BAMBU
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/2089
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
0103-3816-2021v33n1p79-84.pdf261,14 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.