Título: Tratamento sanitário e qualidade fisiológica de sementes de palma-de-óleo recém-colhidas e armazenadas submetidas a diferentes fungicidas. In: Agrotrópica v. 32 n. 2 p. 119-126, 2020.
Autor(es): Cysne, Alex Queiroz
Lopes, Ricardo
Cunha, Raimundo Nonato Vieira da
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 2020
Resumo: A qualidade sanitária e a qualidade fisiológica de sementes de Palma-de-Óleo é essencial para o estabelecimento de áreas de plantio. Assim, objetivou-se testar diferentes fungicidas quanto ao seu efeito sobre a população de fungos presente em sementes de Palma-de-Óleo, recém colhidas e armazenadas por seis meses. A análise sanitária das sementes foi realizada pelo método de incubação em papel filtro (Blotter Test). Os princípios ativos testados foram Carboxina + Tiram, Carbendazim, Cloridrato de Cartape, Clorotalonil + Tiofanato-metílico, Pencicurom e Tebuconazol + Trifloxistrobina, acrescido de uma testemunha (sem aplicação). O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado em esquema fatorial 7 (tratamentos) x 2 (tempos), com dez repetições. O produto a base de Clorotalonil+Tiofanato-metílico reduziu significativamente a incidência de fungos em sementes de Palma-de-Óleo nas duas épocas avaliadas. O princípio ativo Tebuconazol+Trifloxistrobina obteve resultados satisfatórios ao reduzir a população de fungos em sementes de Palma-de-Óleo analisadas imediatamente após colheita.
Palavras-chave: DENDEZEIRO;  ELAEIS GUINEENSIS;  FUNGOS;  MANEJO;  PRINCÍPIOS ATIVOS
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/2062
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
0103-3816-2020v32n2p119-126.pdf118,44 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.