Título: Reação de plantas medicinais a Meloidogyne javanica (Treub) Chitwood (Nematoda). In: Agrotrópica v. 34 n. 2 p. 147-152, 2022.
Autor(es): Santos, Rodrigo Souza
Martinelli, Paulo Roberto Pala
Calderoni, Miguel Fernando
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 2022
Resumo: Planta medicinal é qualquer planta que produza princípios ativos que possam ser utilizados com finalidade terapêutica. Essas plantas podem ser atacadas por pragas e doenças que comprometem suas propriedades curativas e a produção. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho foi avaliar a reação de boldo (Plectranthus barbatus), menta (Mentha spicata), penicilina (Alternanthera brasiliana), hortelã-pimenta (Mentha piperita) e citronela (Cymbopogon nardus) a Meloidogyne javanica. O experimento foi conduzido em casa de vegetação no campo experimental do Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior (ITES), Taquaritinga, SP, a partir de mudas transplantadas para vasos de 5 L contendo substrato esterilizado. Realizou-se a inoculação nas mudas após 20 dias do transplante com 640 ovos + juvenis de segundo estádio (J2) por planta. Decorridos 90 dias após a inoculação, as raízes foram processadas para extração dos ovos e determinação do fator de reprodução (FR) do nematoide. Todas as plantas medicinais avaliadas foram resistentes (FR < 1) a M. javanica, podendo ser utilizadas em rotação de culturas em áreas com ocorrência desse nematoide.
Palavras-chave: MUDA;  HOSPEDABILIDADE;  NEMATOIDE-DAS-GALHAS;  PARASITISMO;  PLANTA MEDICINAL;  BOLDO
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/2044
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
01033816.2022v34n2p147152.pdf186,67 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.