Título: Uso da armadilha de tipo Malaise omnidirecional no monitoramento de insetos num agrossistema cacaueiro. In: Agrotrópica v. 34 n. 3 p. 189-198, 2022.
Autor(es): Arnhold, Alexandre
Koch, Elmo Borges dos
Nunes, Leonardo de Oliveira
Silva, Priscila Santos
Santos Neto, Esperidião Alves dos
Delabie, Jacques Hubert Charles
Cléa, Santos Ferreira Mariano
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Comissão Executiva da Lavoura Cacaueira
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 2022
Resumo: O cultivo do cacaueiro (Theobroma cacao L., Malvaceae) com sombreamento natural ou artificial é conhecido por ser um dos agrossistemas que menos altera a biodiversidade local. Utilizada para amostrar e monitorar a biodiversidade, a armadilha Malaise é uma das técnicas de coleta mais utilizadas para capturar insetos voadores que tem a vantagem de ser uma técnica de coleta de baixa manutenção. A armadilha Malaise tradicional fica geralmente instalada ao nível do chão e amostra por interceptação do voo somente os insetos num único estrato. A Malaise do tipo omnidirecional (Omnidirectional flight trap) fica suspensa no sub-bosque numa altura escolhida pelo experimentador e apresenta dois estratos de interceptação, em função do comportamento de fuga apresentado pelos insetos; além disso, permite interceptar insetos que vem de todas as direções. O objetivo deste estudo foi avaliar a eficiência de amostragem da entomofauna que voa em um agroecossistema cacaueiro utilizando a armadilha do tipo Malaise omnidirecional e de comparar os dois estratos de interceptação. Para a coleta dos insetos, foram instaladas 40 dessas armadilhas na proximidade de 40 árvores de sombreamento num cacaual. Registrou-se um total de 73.699 espécimes, pertencentes a 12 ordens de insetos. As ordens mais comuns foram Diptera, Hemiptera, Coleoptera e Lepidoptera. Observou-se uma diferença significativa nos números médios de indivíduos e de ordens de insetos de acordo com o estrato de interceptação. Os resultados demonstram que armadilhas-rede passivas são versáteis e capazes de fornecer uma grande variedade de informação sobre a entomofauna em sistemas agroflorestais e demonstram a importância em discriminar os estratos na amostragem. O uso adequado dessa armadilha pode alimentar também em informações valiosas o biomonitoramento dos principais polinizadores ou insetos danosos ao cultivo do cacaueiro na Bahia.
Palavras-chave: INSETO;  THEOBROMA CACAO;  ARMADILHA;  BIODIVERSIDADE
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/2039
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
0103-3816-2022v34n3p189-198.pdf499,97 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.