Título: Análise dos preços da borracha natural no Brasil e no mercado externo, 1998-2009. In: Agrotrópica v. 23 n. 1 p. 5-20, 2011.
Autor(es): Andrade, Sarah Farias
Rosado, Patrícia Lopes
Pires, Mônica de Moura
Gomes, Andréa da Silva
Midlej, Moema Badaró Cartibani
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 2011
Resumo: O planejamento constitui-se em um diferencial relevante na obtenção de maiores ganhos na produção. A previsão e a análise de comportamento de preços são instrumentos importantes na etapa de planejamento. Partindose da relevância desses instrumentos é que foi realizado este trabalho. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar as variações sazonais e de intervenção nos preços recebidos pelos produtores, indústria de beneficiamento e no mercado internacional e seus efeitos ao longo do tempo, identificando modelos mais eficientes na previsão de preços nesses mercados. Foram ajustados modelos univariados, de acordo com Box e Jenkins, por meio do modelo X-12 ARIMA. Os resultados indicam maior efeito sazonal no segundo semestre do ano para os três níveis de preço analisado. Em relação à análise de intervenção, os preços apresentaram sensibilidade diante de políticas de garantia de preço, preço do barril de petróleo, acordos de cooperação entre países produtores, mudanças na economia internacional, como a recente crise econômica, dentre outros fatores. As previsões apontam para um comportamento ascendente dos preços da borracha natural, que de certo modo se ajusta ao observado no mercado real com relação ao comportamento dos preços.
Palavras-chave: BORRACHA;  SAZONALIDADE;  ECONOMIA DA PRODUÇÃO;  PREÇO;  PLANAJEMENTO;  MERCADO
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/1980
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR2019003047.pdf1,26 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.