Título: Revista de Política Agrícola. In: Revista de Política Agrícola v. 8 n. 2, 1999.
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Outro
Data: 1999
Resumo: No mundo todo o seguro agrícola é um importante componente da política agrícola, pois só o Setor Público tem porte econômico para assumir os ônus decorrentes da instabilidade e incertezas de natureza agroclimáticas, principalmente em função da possibilidade de eventos generalizados. Assim, a participação do Governo é condição imprescindível para reduzir o custo do seguro e evitar que os prêmios situem-se acima da capacidade de pagamento dos produtores. Com a abertura da economia brasileira e a integração no Mercosul, a viabilização do seguro agrícola privado no Brasil tornou-se essencial para a sobrevivência do setor agrícola no médio prazo, já que, diante de uma eventual quebra de safra, o produtor não pode mais ser compensado por elevação dos preços, como ocorria no tempo em que a economia brasileira era fechada. Além disso, há que se considerar também que a manutenção da estabilidade da renda agrícola é uma condição essencial para evitar solução de continuidade no processo de pagamento das dívidas renegociadas.
Palavras-chave: POLÍTICA AGRÍCOLA;  SEGURO AGRÍCOLA;  CADEIA PRODUTIVA;  UVA;  VINHO;  AGRICULTURA;  SOJA;  SISTEMA ALIMENTAR JAPONÊS
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/1967
Aparece nas coleções:Revista de Política Agrícola
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rev_Pol_Agr_v8_n2-1999.pdf346,82 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.